Como usar vinagre de maçã no cabelo passo a passo

O vinagre tem sido usado na culinária há séculos e é um dos condimentos mais populares da atualidade. No entanto, pode ser bom não só numa salada, mas também no cabelo!

Às vezes, os produtos de beleza mais eficazes estão bem debaixo do seu nariz ou pelo menos escondidos no armário da cozinha. Por exemplo, o vinagre de maçã pode ajudá-lo a lutar por um cabelo brilhante e sedoso.

Ele é um dos poucos ingredientes em “receitas caseiras” que tem um resultado positivo. Ele suaviza perfeitamente a cutícula do cabelo. É capaz de qualquer coisa ou quase tudo – de suavizar cachos a esfoliar células mortas da pele do couro cabeludo.

Adicionar ao condicionador, ou simplesmente enxaguar, dará brilho e facilidade de escovação. A cutícula alisada reflete bem a luz, o que é especialmente visível nos cabelos cacheados e coloridos. Se você adicionar vinagre ao shampoo, terá uma limpeza mais profunda do couro cabeludo.

Antes de correr para a cozinha, leia nossas dicas para usar esta arma secreta da beleza.

Por que o vinagre é bom para o cabelo?

Se você desconhece os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo, saiba que ele é incrivelmente saudável. Contém vitaminas B, bem como vitaminas C e E, minerais úteis (incluindo fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, etc.), ácidos málico e cítrico.

 benefícios do vinagre de maçã para o cabelo
Foto: El Horizonte

É tão eficaz que existem produtos capilares à base de vinagre, que ajudam o cabelo a crescer mais forte e a protegê-lo de fatores externos, restaurar e equilibrar o equilíbrio do pH e limpar o couro cabeludo.

Veja também: Como fazer spa dos pés passo a passo

Usar o vinagre de maçã corretamente pode:

  • Normalizar a produção de sebo;
  • Reduz a oleosidade dos cabelos e hidrata os cabelos secos;
  • Restaura um aspecto saudável do cabelo e melhora o seu crescimento;
  • Fortalece os cabelos, tornando-os mais agradáveis ​​ao toque;
  • Livrar da caspa;
  • Eliminar a coceira no couro cabeludo;
  • Tornar os cachos mais grossos;
  • Evitar eletrificação;
  • Eliminar a fragilidade e pontas duplas.

Entenda alguns desses benefícios logo abaixo:

Alivia a caspa

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, por isso pode combater e prevenir leveduras causadoras de caspa no couro cabeludo. Mas é tão eficaz quanto a piritiona de zinco, que é usada em muitos xampus anticaspa.

Vinagre de maçã para queda de cabelo
Foto: Women’s Health

No entanto, o vinagre é mais suave e não quebra a barreira protetora natural do couro cabeludo.

Limpa e hidrata

Normalmente, já no segundo dia após a lavagem, o cabelo perde o seu volume anterior devido ao excesso de sebo que se acumula na raiz.

Devido ao alto teor de ácido málico, o vinagre tem um efeito esfoliante suave e ajuda a remover as células mortas da pele e resíduos de cosméticos. Além disso, ao contrário dos shampoos de limpeza profunda, não deixa uma sensação de canudo após a lavagem.

Deixa o cabelo liso e brilhante

O cabelo e o couro cabeludo apresentam um pH natural, ou seja, um indicador que mostra a relação ácido / álcali, que normalmente varia de 4,5 a 5,5. Sob a influência de cosméticos, estilo regular e meio ambiente, o conteúdo alcalino aumenta.

A partir disso, a cutícula do cabelo se abre ligeiramente e os cachos se tornam opacos e sem vida. Um enxágue com vinagre ajuda a restaurar os níveis normais de acidez unindo as escamas e devolvendo um brilho saudável ao cabelo.

Promove o crescimento do cabelo

Como mencionado acima, o vinagre ajuda a manter o couro cabeludo saudável, eliminando as bactérias e mantendo o equilíbrio ácido-base. Combinado com um leve efeito de esfoliação, promove o crescimento do cabelo.

Claro, qualquer problema de queda de cabelo deve ser discutido com um médico ou dermatologista, mas ter um remédio natural barato em seu arsenal também não faz mal.

Como usar vinagre de maçã no cabelo?

Lave o cabelo como de costume. Misture de 1 colher de vinagre e água. Por exemplo, para 100 ml de vinagre são necessários 500 ml de água. Você pode adicionar algumas gotas de seu óleo essencial favorito para neutralizar o cheiro desagradável.

Como usar vinagre de maçã no cabelo
Foto: StyleCracker

Aplique a mistura no couro cabeludo e nos cabelos, massageie e deixe atuar por aproximadamente 10 minutos. Não deve haver queimação, coceira ou outro desconforto. Mas se eles aparecerem, lave tudo imediatamente.

Enxágue o cabelo abundantemente com água fria para proteger a cutícula do cabelo. Em seguida, aplique um condicionador leve.

Saiba mais: 7 dicas para usar jeans retos

Com que frequência você pode usar vinagre de maçã no cabelo?

Uma vez por semana é o suficiente. Você também pode fazer experiências com as proporções – se não notou nenhuma alteração após alguns enxágues, tente aumentar a concentração de vinagre.

Embora o vinagre possa ser um ótimo produto para o cabelo, nem sempre é útil. O vinagre contém ácido que pode causar irritação ou até queimaduras, portanto, pessoas com couro cabeludo sensível devem evitá-lo. Também contra-indicações são inflamação e vários danos à pele, como escoriações e arranhões. Se você não confia em receitas caseiras, use um produto pronto com vinagre.

Deixe um comentário